O governo confirmou a demissão de Nísia Trindade do comando do Ministério da Saúde, marcando a 8?ª troca de ministro do atual governo Lula. Agora, já está confirmado que Alexandre Padilha, ex-Secretário da Comunicação e atual ministro da Secretaria de Relações Institucionais, vai assumir o cargo. Ele já foi ministro da Saúde ao longo do governo Dilma.
Qual o motivo? A saída ocorre após críticas à gestão de Nísia e insatisfação do próprio Lula com a falta de resultados expressivos na área. O presidente buscava maior visibilidade para a pasta, especialmente diante da queda na sua popularidade.
Nísia foi a primeira mulher a chefiar a pasta da Saúde na história do país. Antes, ela também foi a primeira mulher a comandar a Fiocruz, em 2017 — tendo liderado a Fundação durante a pandemia. Sob seu comando, o governo focou na telemedicina no SUS e anunciou a primeira vacina contra a dengue de dose única. Antes de deixar o cargo, ela ainda anunciou a ampliação do programa Farmácia Popular.
Olhando além... A troca é a 8ª de um ministro no atual governo Lula, mas dificilmente será a última. Pelos bastidores de Brasília, é bem provável que Lula faça mais trocas em breve, de olho em acordos com outros partidos para fortalecer apoio político.