Seja bem vindo ao nosso site Rádio Nova Alternativa FM 98,7 radionovaalternativagarca.com.br!

Hora Certa

A Rádio da Família!

caminhada-imagem-animada-0035

No Ar
Estatísticas

Visitas: 100670

WhatsApp (14) 99793 2195
Garça em Foco
Paulinho Drink\'s
Zetty
SIS-BS
Laura Lopes
Newsletter Blog
Cidade

BOSQUE DAS CEREJEIRAS NA VISÃO DE UM ARTISTA GARCENSE

Publicada em 29/06/2023 às 22:59hSônia Shirley

Link da Notícia:
Compartilhe
   

BOSQUE DAS CEREJEIRAS NA VISÃO DE UM ARTISTA GARCENSE
 (Foto: Nicola Rozario)

Nicola Rozario, brasileiro, nascido em Garça-SP, em 25 de maio de 1945. Filho de Sebastião Rosário (nascido em Serra Negra-SP), foi proprietário da Tinturaria e Lavanderia Rosário, nas décadas de 50 e 60, em Garça, casado com Helena Gertrudes Rosário (nascida em Cafelândia-SP.), prendas domésticas. Nicola, é casado com Sônia Marisa Chaves Rozario, tiveram dois filhos, Fabiano, pai da Júlia (atualmente com 15 anos) e Luciana, mãe do Rafael (9 anos) e Gabriel (10 anos).

Cursou o ensino fundamental na EMEF Prof.ª Maria do Carmo P. Castro e o ensino médio, na E.E. Hilmar Machado de Oliveira. O ensino superior cursou na Fundação Educacional de Ensino de Bauru, nos cursos de Desenho/Plástica e Educação Artística. Em seguida, fez Pedagogia na UNIMAR.

Lecionou primeiramente na Escola da Fazenda Igurê (onde ia de bicicleta). Sua primeira experiência como professor foi nas escolas estaduais Escola Agrícola de Garça, EMEF Prof. João Crisóstomo, Escola Artesanal, EMEF Profª Maria do Carmo, E.E. Graciema B. Ribeiro em Gália, ETEC Monsenhor Antônio Magliano, E.E. Profª Nely Carbonieri de Andrade e em escolas estaduais de Alvinlândia, Jafa, Parapuã e Rinópolis.

 

Texto escrito por: Sonia Shirley – Arte Educadora e Comunicadora da Rádio Nova Alternativa de Garça.

Fotos: Nicola Rozario, contato: rozario.nicola@gmail.com, celular: (14)98101-4370.

Lecionou como professor de artes no Centro Educacional Sesi 267, Garça-SP, nas áreas de cerâmica, couro, madeira, serigrafia e tecelagem, de 1980 a 1997. Assumiu a direção no ano seguinte e em 2010 se aposentou. Participou de várias exposições e salões de artes: Galeria de Arte 3 Pennas /Bauru-SP, I, II, III e IV Salão de Artes de Garça, tendo recebido a medalha de ouro na categoria, artesanato no III, com o título ¨Disco¨, exposição no Foto Garça (maio/1977)), realizou o Salão Livre de Artes Plásticas de Gália-SP. Em 1977, SUTACO/Superintendência de Trabalho Artesanal nas comunidades em Praia Grande SP/1977, III Salão de Artes Plásticas da Noroeste/1978, EXPAM-Exposição da Alta Mogiana/Ribeirão Preto SP – 1977, 1ª FAAEM Feira de Arte da Associação de Ensino de Marília/1977, II Salão Regional de Artes Plásticas de Marília/1980, II Salão Regional de Artes Plásticas de Marília/1980, I Salão de Artes Plásticas Antônio Eugênio Lemos Brito pelo Lions Clube de Garça e Expo-Garça/89 com a tela “Marco Zero”. Como ilustrador, realizou o livro “24 a Zero” de autoria do amigo e professor Dagoberto Buim Arena/1985 – tendo recebido o primeiro prêmio no concurso de conto infantil promovido pela Secretaria de Educação de São Paulo e Conselho Estadual do Meio Ambiente realizado no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera de S.P., ilustrou o livro ”Isto é a Garcafé” em 1986, ilustrou séries de slides de lendas do Folclore brasileiro para a empresa Mavi/SP e a capa do convite às festividades comemorativas ao 50º aniversário de Garça/maio de 1979.

Sócio fundador do Rotary Club de Garça Real em 02 de maio de 1984, presidiu o clube na segunda gestão, 85/86, tendo participado de várias comissões ao longo dos anos, e recebido os títulos “Paul Harris” e “Safira” por serviços prestados à comunidade. Recebeu da Câmara Municipal de Garça o título de “Cidadão Benemérito” em 21/05/2012, também por prestação de serviços à sociedade garcense.

A série das Cerejeiras, foi uma dádiva plantada pelo Sr. Nelson Ichisato, que através de cem mudas que vieram do Japão em 1979, se multiplicaram ao longo dos anos, e hoje são mais de mil mudas. Este voluntariado do Sr. Nelson em regar as cerejeiras diariamente, fez com que o Prof. Nicola se envolvesse artisticamente com as cerejeiras. Todos os dias em sua caminhada, sentava-se no mesmo lugar e com os seus materiais em mãos - uma prancheta, papel canson, lápis F, 3B e 6B - foi retratando cada detalhe do Bosque das Cerejeiras. Depois passou para a segunda fase, do esboço a lápis ao bico de pena com tinta nanquim e, através da tinta preta e branca, claro e escuro, foi ampliando cada detalhe da cerejeira em flor. Toda coleção da série Cerejeiras foi produzida em seis meses durante o ano de 1989, todos os quadros foram trabalhados ponto a ponto e com hachuras, primeiramente em esboços a lápis e depois no papel vegetal para poder reproduzi-los:

 

 O primeiro quadro, mostra uma vista da cidade de Garça, onde se avista o Edifício do Comércio e o parque infantil com o Lago Oriental;

 

 O segundo quadro, representa um close fotográfico da estrutura do galho da Cerejeira;

 

 O terceiro quadro, representa a Cerejeira em estado jovem. A Cerejeira cresce de 30 a 50cm em 12 meses. Na época, a Cerejeira tinha 3 anos;

 

 O quarto quadro, mostra a magnífica beleza da Cerejeira e no fundo, algumas edificações sendo construídas na época. Uma das construções é a casa da Dra. Cidelina de Azevedo Paiva e Dr. Roberto Tristão Paiva;

 

 O quinto quadro, representa a Cerejeira em fase adulta com o vigor do caule em primeiro plano e no segundo plano a florada das Cerejeiras;

 

 O sexto quadro, mostra a exuberância no esplendor de força da Cerejeira, com sua poda para poder rejuvenescer e se revigorar.

 

 O sétimo quadro, retrata a sinuosidade e a beleza dos galhos da Cerejeira e no fundo a polícia militar e algumas construções que estavam sendo edificadas.

 

Prof. Nicola, retratou muitos outros lugares de Garça, através de diferentes técnicas de pintura e tem uma coleção de esculturas em seu ateliê em Garça, localizado junto a uma belíssima chácara com vista para uma natureza incomparável.

“O meu muito obrigada e gratidão ao mestre e artista plástico Prof. Nicola Rozario por eternizar, através de sua arte e olhar, a beleza natural do Bosque das Cerejeiras no complexo turístico do Lago Artificial Prof. J.K. Williams de Garça”.

Texto escrito por: Sonia Shirley – Arte Educadora e Comunicadora da Rádio Nova Alternativa de Garça.

Fotos: Nicola Rozario, contato: rozario.nicola@gmail.com, celular: (14)98101-4370.

 












Parceiros
LinkedinCX RádiosRadiosNet.com

Copyright (c) 2025 - Rádio Nova Alternativa FM 98,7 - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD