No último sábado,7, durante a programação da TecnoCafé, foi divulgado o resultado do 1.º Festival Café é Tudo de Bom!”. Depois de muitas expectativas e pouco mais de um mês, foram divulgados os nomes daqueles que conquistaram as três maiores pontuações.
“O resultado foi divulgado no sábado. Sem demagogia, todos os 21 pratos/duplas participantes foram vencedoras. Mas, como foi um festival, os três que, dentro de alguns critérios somaram as maiores pontuações, receberam os troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares. Os empreendedores que fizeram os pratos e as marcas de cafés. Os demais participantes receberam o troféu de participação, mas todos são campeões e atingimos o objetivo. Deixamos para o mercado 21 novos pratos, feitos à base de café, com marcas garcenses”, disse o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, Fábio Dias.
De acordo com a pontuação, o primeiro lugar coube ao Mousse de Café Chocolate com Yogurt Grego feito, artesanalmente, pela Villa Aratoca (Adriana Barros e Stefano) com o Café Sabor de Garça. Em segundo lugar ficou o Bacoffee feito pelo Sr. Sabor utilizando o Café Sabor do Grão e, fechando os três primeiros ficou a Taça com Brigadeiro de Café, feito pela Juliê Gelateria utilizando o Café Inglez.
“Coincidentemente os três que obtiveram a maior pontuação foram pratos doces, mas é importante frisar que teve um corpo de jurados, que não conhecia os participantes e que julgaram, de acordo com regras pré estabelecidas, e de conhecimento de todos e o seu paladar individual. Foi a somatória das notas que resultou na pontuação. Queremos dizer ainda que a diferença de pontos entre o primeiro e o segundo é de apenas um ponto, e do primeiro para o terceiro, foram três pontos. Isso mostra que foi “uma disputa” acirrada, e que a qualidade dos pratos estava muito boa. A maioria absoluta recebeu três dígitos de pontuação”, falou o superintendente.
Segundo o presidente da ACIG, Mauro José de Sá, o festival foi realizado em tempo recorde, desde sua concepção até o resultado final com a divulgação das notas, foram 60 dias, o que mostrou o compromisso e a seriedade do trabalho realizado.
“O “1.º Festival Café é Tudo de Bom” é uma iniciativa da ACIG, em parceria com o Sebrae e o resultado, é fruto de um trabalho que somou esforço, criatividade, determinação”, disse ele.
Vinte e um empreendedores e 10 marcas de café locais aceitaram o desafio de criar novos pratos gastronômicos com base no café. Foi uma explosão de sabores onde o café foi a base para molhos, sucos, chás, sorvetes, bolos, tortas, drinks.
Dias salientou que, em momento algum se pensou em apontar o vencedor ou o que ficou em outras posições. O objetivo, segundo ele, era incentivar todos a criar um novo produto, tirar proveito disso e colocar à disposição da comunidade, o que foi feito.
“Por isso colocamos que, sem demagogia, todos ganharam. Hoje Garça tem 21 novos pratos, a base de café, fazendo parte de nossa gastronomia”, frisou ele.
Salientando a importância de todos, para que realmente o “1.º Festival do Café é Tudo de Bom!” fosse um sucesso, o superintendente da ACIG disse que, após a divulgação do resultado, já começaram os rascunhos para a edição 2024.
“Foi nossa primeira edição, fizemos tudo em 60 dias e, sempre existe a possibilidade de melhorar. Não é algo fechado, pronto. Estamos sempre em construção. A partir da divulgação do resultado, onde se constatou que os três pratos mais pontuados eram doces, os próprios participantes já levantaram a hipótese de, no ano que vem, ter a separação entre salgado e doce. É uma ideia, uma sugestão que consideramos válida e é também uma prova de que o trabalho deu certo. Já estão nos apontando novas categorias. Isso é importante”, falou o superintendente.
Dias salientou que ainda existem alguns pontos do 1.º Festival a serem realizados, como, por exemplo, a viagem até Brotas, com o objetivo de que todos conheçam como é o turismo naquele município.
“O pessoal que participou desse evento terá essa oportunidade. A ACIG vai proporcionar isso. Um ônibus levará o pessoal para conhecer o processo de turismo em Brotas. Isso ajudará a todos, para se prepararem melhor para o turismo em Garça. Para que Garça vire de fato uma cidade turística. Hoje, se a cidade recebe pessoas que vêm com o objetivo de conhecer os cafés especiais, ao se hospedar na rede hoteleira, nem todos oferecem, aos seus clientes, o café especial. A pessoa vem para a cidade conhecer os cafés especiais, e onde se hospeda não tem esse café. São pequenas ações que podem fazer a diferença”, disse o superintendente, salientando que o aprendizado é contínuo.
“Neste ano o concurso de Cafés Especiais teve uma nova categoria. É assim mesmo, a cada edição vai se percebendo as exigências do público, do mercado. Nos apontaram ser melhor dividir as categorias entre doce e salgado, vamos ver. Certamente até a nossa segunda edição, outras ideias virão”, finalizou Dias agradecendo a participação de todos.