O câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens, responsável por 28,6% das mortes por neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos vítima dessa doença no Brasil.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, com a função de produzir o esperma. Sua saúde é fundamental para a qualidade de vida dos homens. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando aparecem, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas incluem:
- Dor óssea, dores ao urinar, frequência urinária excessiva, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Conheça os fatores de risco e previna-se:
- Histórico familiar de câncer de próstata, raça: homens negros têm maior incidência, obesidade
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem eles devem consultar um urologista para:
- exame de toque retal, exame de sangue PSA (antígeno prostático específico)
- Biópsias guiadas por ultrassom transretal, se necessário.
A melhor forma de tratamento depende de estado de saúde, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, a vigilância ativa pode ser uma opção.
Não subestime o câncer de próstata. A prevenção e o diagnóstico precoce são suas armas mais poderosas contra essa doença silenciosa. Consulte um urologista e proteja sua saúde.