A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o boletim semanal sobre os casos de Chikungunya e Dengue em 2024. Os números são divulgados semanalmente, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
Casos de Dengue:
- Positivos: 1855.
Negativos: 1763.
Suspeitos: 33
Casos de Chikungunya:
- Positivos: 5.
- Negativos: 19.
- Suspeitos: 0.
A Chikungunya caracteriza-se por: edemas e dores articulares incapacitantes, manifestações extra articulares, sintomas semelhantes à dengue, como febre, dores intensas nas articulações, edema nas articulações, dor nas costas, dores musculares, manchas vermelhas pelo corpo, prurido na pele, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite não-purulenta, náuseas e vômitos, dor de garganta, calafrios, diarreia e/ou dor abdominal. A Secretaria de Saúde solicita que todos que tenham passado por consulta em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e caso exista a suspeita da doença, façam a coleta de sangue (sorologia) dentro do prazo, que começa do 6º dia após o início dos sintomas e vai até o 30º dia.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os agentes estão encontrando dificuldades para acessar os imóveis, pois os moradores não querem autorizar a vistoria. A visita tem o propósito de garantir que o espaço está livre de possíveis criadouros e todos os agentes de saúde estão devidamente uniformizados e identificados para a visita.
É importante lembrar que a vacinação de crianças de 10 anos a menores de 15 anos está acontecendo em todas as salas de vacinação do município. Para maiores informações, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima do seu endereço.