Seja bem vindo ao nosso site Rádio Nova Alternativa FM 98,7 radionovaalternativagarca.com.br!

Hora Certa

A Rádio da Família!

caminhada-imagem-animada-0035

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Estatísticas

Visitas: 118290

WhatsApp (14) 99793 2195
Paulinho Drink\'s
Zetty
SIS-BS
Laura Lopes
Newsletter Blog
Cidade

Diretor local da AHBB destaca melhorias no Hospital São Lucas e na UPA

EM SETE ANOS

Publicada em 12/02/2025 às 16:58h

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Diretor local da AHBB destaca melhorias no Hospital São Lucas e na UPA

O setor de Jornalismo da Rádio Nova Alternativa FM (98,7 MHZ) buscou informações atualizadas sobre o Hospital São Lucas de Garça. Para isso, entrevistou o diretor-administrativo da AHBB-Rede Santa Casa, Plínio Hernandes. A AHBB é a Associação dos Hospitais Beneficentes do Brasil, que administra o São Lucas na cidade.

A intenção era conhecer as principais ações de melhorias desde que esta Organização Social assumiu, há sete anos, e também os projetos em andamento e aqueles que venham a ser implementados neste ano ou nos próximos.

Além do Hospital São Lucas de Garça, inicialmente a Reportagem buscou informações sobre quais outros setores ou serviços da saúde local a AHBB administra. “Além de Garça, onde se encontra nossa sede, estamos também na Grande São Paulo, em algumas regiões, e no Interior como em Louveira, Amparo, Santa Cruz das Palmeiras, Bilac... Em Garça fazemos a gestão da Média Complexidade, hospitalar, UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), Casa da Criança, o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), o Centro de Fisioterapia, os dois CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) e o Centro de especialidades Médicas”, disse o diretor.

Quanto a melhorias diversas, Plínio Hernandes acrescentou: “Em Garça nós assumimos em 2018 e de lá para cá temos implementado algumas coisas, como a pintura de alguns quartos, pintura hospitalar e na UPA, melhoria na estrutura geral, a implantação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto Tipo II, a tomografia computadorizada, com um aparelho de 64 canais. Quanto aos elevadores, um deles - a carcaça foi substituída e no outro manteve-se a carcaça, mas o motor foi substtuído”.

Segundo Plínio Hernandes, no setor Administrativo, houve uma reestruturação, com divisão de setores, pintura, reformas do prédio e substituição do telhado.

Também ocorreram mudanças de visual na Recepção de Convênios e Particulares (entrada pela Rua Dr Orlando Tiago dos Santos - rua da UPA), e Recepção SUS, esta com entrada lateral (paralela à Rua Brigadeiro Machado). O estacionamento interno recebeu piso de concreto e plantio de árvores.

HEMODIÁLISE - A novidade para este ano é a volta do tratamento de hemodiálise aos pacientes de Garça que hoje são obrigados a se deslocar para Marília. Para isso, a estrutura que antes abrigava o conhecido “Anexo Pisquiátrico” (HPIV - Hospital Psiquiátrico “Irmã Valentina”), que faz frente para a Rua Baden Powel, está sendo preparada para receber o Centro de Fisioterapia.

O prédio que ainda hoje funciona a Fisioteraíia passará pelas devidas adaptações para receber o tratamento de hemodiálise (Rua Brigadeira Machado). A entrada do novo Centro de Fisioterapia será pela Rua Badem Powel - mesma rua da Patrulha Juvenil de Garça), segundo detalhou o diretor local da AHBB.

Sobre a ocupação do restante do prédio do antigo HPIV, que atualmente já empresta uma ala para os serviços do CAPS AD (Álcool e Drogas), segundo Plínio Hernandes, também deverá ser ocupado, mas ele preferiiu ainda não adiantar os pormenores, mas garante que “terá novidades”.

Quanto ao quadro de profissionais que atuam no Hospital São Lucas e se o número dos que atuam hoje é suficiente ou ainda é preciso mais contratação, Plínio Hernandes disse que se trata de uma questão “relativa”. “À medida que a complexidade vai crescendo, vamos incorpando o quadro de colaboradores, bem como as rúbricas de custeio, ou seja, à medida que cresce o serviço, o número de colaboradores cresce também. Hoje está em aproximadamente 400 funcionários - hospital, UPA e demais serviços”.

Indagado sobre se, neste momento, o hospital mantém convênio com alguma instuituição de ensino para que estudantes já comecem a atuar em sua área e ainda médicos residentes, o diretor informou que o hospital, UPA e alguns serviços atuam como “campus” - da Universidade Brasil, faculdade de Medicna de Fernandópolis/SP, recebendo alunos para fazerem o quinto e sexto ano de internato. “Isto, além do curso superior de Enfermagem da FAEF e Técnico de Enfermagem da ETEC, ambas de Garça. Fora essas, tenho ainda alguns convênios como Unimar, Famema, que ainda vêm aqui fazer algum optativo, experiências de semanas ou meses para complementar a carga horária do curso”.

A UPA - Plínio Herrnandes, da AHBB, ainda falou da UPA quanto a melhorias e modernizações. Também respondeu sobre possível ampliação de seu espaço de atendimento.

“Existe sim um projeto de melhoria. Recentemente fizemos a pintura externa e em alguns pontos da parte interna. Na programação - cobertura para ambulâncias, um espaço físico um pouco melhor e, talvez, a aquisição de um aparelho de Raio X novo, deixando o atual como becape e para isso seja criado um novo espaço para acomodar esse equipamento. A aquisição tentaremos através de emendas ou de parceirios”.

Muito se falou na época da construção da UPA e até depois que o ideal seria uma conexão coberta entre a UPA e o Hospital São Lucas, para evitar expor pacientes a serem internados ou passarem por exames mais detalhados, ao incômodo e até riscos no transporte com veículos, e essa conexão seria ideal, já que os dois prédios são tão próximos. Sobre se este assunto chegou a ser discutido pela AHBB com possibilidade de desenvolver esse projeto, o diretor-administrativo explicou:

“Sim, já existiu em certo momento, a intenção de se construir uma passagem- conexão coberta entre as duas instituições - UPA e Hospital São Lucas - para que ficasse mais cômodo para o paciente, porém temos uma passagem de caminhões de abastecimento de oxigênio, as entregas de insumos diversos, o que gera um planejamento, para que possamos abrir nova passagem em outro ponto para esse fluxo e assim possamos pensar nessa conexão”.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL - O hospital de Garça, assim como a UPA, atendem a população local, mas também de alguns municípios vizinhos. Foi também indagado se existe algum convênio de ajuda financeira por parte das Prefeituras desses municípios para apoiar a AHBB nesses atendimento e sobre isso, Plínio Hernandes explicou que a AHBB é apenas executora de serviços de saúde e que para que ocorra alguma forma de consórcio de apoio mútuo entre Garça e os municípios também atendidos, isso precisa partir da Secretaria Municipal de Saúde e do gestor municipal - o Poder Executivo.

Este assunto já foi pauta de algumas Administrações Municipais, especialmente as que o atual prefeito José Alcides Faneco esteve à frente, mas o tema não evoluiu a contento. Pode ser que este assunto volte a ser colocado “na mesa” para discussão.

“Hoje atendemos Álvaro de Carvalho, Ubirajara, e no Hospital São Lucas, enquanto ´porta aberta´, atendemos a Maternidade. Mas essa parceria poderia ocorrer entre a Secretaria de Saúde, Prefeitura, representantes dos municípios e, se houver necessidade, a AHBB também para sentarmos e mostrar o que poderíamos fazer e assim trazer esses recursos para Garça”, assinalou o diretor-Administrativo.










Parceiros
LinkedinCX RádiosRadiosNet.com

Copyright (c) 2025 - Rádio Nova Alternativa FM 98,7 - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD