Visitas: 96157
Uma aposentada de 76 anos foi vítima de um crime clássico conhecido como “golpe da recompensa”. O caso de estelionato ocorreu nesta quarta-feira (6) na região central da cidade, e envolveu um homem idoso e uma mulher.
A dupla fingiu não se conhecer, fez uma encenação e enganou a vítima com a falsa promessa de um presente. Segundo a denúncia, a idosa havia acabado de realizar um saque no valor de R$ 550 em uma agência bancária e caminhava pela rua quando foi abordada por um homem, aparentando ter mais de 60 anos. Com olhar gentil, o desconhecido anunciou: “a carteira da senhora caiu”. Ao olhar para trás, a idosa viu o homem estendendo a mão para entregar-lhe a carteira, que ela imediatamente negou. A farsa seguiu e nesse momento surgiu uma mulher, que se identificou como a dona da carteira, agradecendo ao homem e à vítima por ajudarem a encontrar o objeto.
A mulher, então, ofereceu um “presente” a ambos como forma de agradecimento. A vítima, acreditando na boa-fé da desconhecida, aceitou o presente e foi orientada a seguir até uma loja para escolher um relógio. Enquanto a idosa se afastava para a compra, a mulher sugeriu que seguraria a bolsa dela, para que a vítima pudesse “escolher o presente com mais conforto”. No entanto, ao procurar a loja indicada, que deveria estar a menos de 50 metros de distância, a aposentada percebeu que havia sido enganada. A dupla havia fugido.
A polícia lembra que, nestes casos, os bandidos sempre agem em dupla. O primeiro a “receber a suposta recompensa” é sempre o comparsa, por isso, a vítima acaba induzida a acreditar que a pessoa desconhecida está realmente dando presentes, por ter evitado prejuízo maior.
Entre os itens levados na bolsa da idosa em Marília estavam, além do dinheiro, cartões bancários e documentos pessoais. A orientação é para que a população redobre os cuidados e evite aceitar ofertas suspeitas de presentes ou recompensas de desconhecidos, especialmente em áreas movimentadas das cidades.