Visitas: 99756
A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação que culminou no cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão contra uma quadrilha especializada no "golpe do falso frete" e lavagem de dinheiro. A ação, realizada nesta terça-feira (26), contou com a participação de pelo menos 150 policiais nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.
A quadrilha operava da seguinte forma; A quadrilha cadastrava motoristas e caminhões em plataformas online de frete, simulando roubo de cargas de grãos e apresentando boletins de ocorrência falsos. Duas advogadas de Assis, no interior paulista, são suspeitas de integrarem a organização criminosa, colaborando principalmente com a lavagem de dinheiro. O grupo causou um prejuízo estimado em R$ 10 milhões às vítimas, com mais de 40 cargas de grãos desviadas.
Dezenove pessoas respondem criminalmente por furto qualificado, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Quatro empresas de grãos em São Paulo são alvos de busca e apreensão por suspeita de receptação. Além de Assis e Iepê, mandados foram cumpridos em Santo André, Nantes, Cruzália, Araras, Cândido Mota, Borborema, Itapetininga, Macaraí, Guaíra e Santópolis do Aguapeí.
Essa é a segunda fase da Operação Falsus, que teve início em março deste ano, resultando na condenação de seis pessoas em primeira instância pela Justiça paulista. As diligências seguem em andamento.