Uma campanha mobilizadora está ganhando força nas redes sociais em apoio a Filipe Baptista, um menino de apenas 4 anos diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença rara e grave. A família de Filipe lançou a campanha "Salve o Filipe" com o objetivo de arrecadar R$ 17 milhões necessários para a compra do medicamento Elividys, produzido exclusivamente nos Estados Unidos.
De acordo com a mãe de Filipe, Grazielle Baptista, o medicamento é o único tratamento eficaz para a doença, que é degenerativa e causa perda de movimentos, além de afetar órgãos vitais como coração e pulmão. "O tratamento com Elividys ajuda a bloquear a evolução da doença no organismo de Filipe, evitando complicações no futuro", explica.
A janela de oportunidade para o tratamento é estreita, pois Filipe precisa iniciar o uso do medicamento entre 4 e 6 anos de idade, quando os danos causados pela doença podem ser bloqueados com maior eficácia.
"Tempo significa músculos. Quanto mais cedo pudermos iniciar o tratamento, mais resultados vamos obter para o bloqueio da doença", destaca Grazielle. A família criou um perfil de Instagram para a campanha (@salveofilipe) e pede ajuda por meio de doações e compartilhamento da ação. As contribuições podem ser feitas pela chave Pix salveofilipe@gmail.com, em nome de José Roberto Baptista Junior.
A campanha "Salve o Filipe" busca mobilizar o país em apoio a essa causa nobre e urgente, para garantir que Filipe tenha acesso ao tratamento que pode mudar sua vida.