Seja bem vindo ao nosso site Rádio Nova Alternativa FM 98,7 radionovaalternativagarca.com.br!

Hora Certa

A Rádio da Família!

caminhada-imagem-animada-0035

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Estatísticas

Visitas: 118420

WhatsApp (14) 99793 2195
Paulinho Drink\'s
Zetty
SIS-BS
Laura Lopes
Newsletter Blog
Saúde e Bem Estar

Dengue e febre amarela: hepatite fulminante é uma das principais complicações

Publicada em 03/03/2025 às 09:53hNiceana Maria

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Dengue e febre amarela: hepatite fulminante é uma das principais complicações
 (Foto: Folha SP Reprodução)

O aumento de casos de dengue e febre amarela no Brasil tem chamado a atenção para as complicações dessas doenças. Uma das principais preocupações é a hepatite fulminante, que pode levar à morte.

De acordo com o infectologista Marcelo Neubauer, da PUC de Campinas, na dengue, o fígado é acometido em níveis de gravidade maior ou menor. "Geralmente, é leve e sem importância clínica, a não ser que a doença tenha evoluído para a forma grave", afirma.

Já na febre amarela, a complicação é maior. O vírus invade o órgão, onde se replica, e destrói as células hepáticas. O risco é de hepatite fulminante e morte. "Na febre amarela, o vírus está no corpo inteiro, e para alguns pacientes, o que chama mais atenção é a manifestação hepática. O quadro é uma hepatite fulminante", comenta o hepatologista Marcio Almeida.

SINTOMAS E SINAIS DE ALARME

Os sintomas da dengue incluem febre alta, prostração, mal-estar, manchas vermelhas pelo corpo, dores musculares, nas articulações, de cabeça e atrás dos olhos. Os sinais de alarme para a gravidade incluem dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos em cavidades corporais, hipotensão postural, sensação de desmaio, letargia e/ou irritabilidade.

Já na febre amarela, os sintomas incluem febre súbita, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares e no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

PREVENÇÃO

A prevenção é fundamental para evitar a dengue e a febre amarela. Isso inclui:

- Eliminar os focos de mosquito Aedes aegypti

- Usar repelente e roupas de proteção

- Vacinação contra a febre amarela

- Evitar áreas de risco.

É importante lembrar que a hepatite fulminante é uma complicação grave e potencialmente fatal. Se você apresentar sintomas de dengue ou febre amarela, é fundamental procurar atendimento médico imediato.

FONTE










Parceiros
LinkedinCX RádiosRadiosNet.com

Copyright (c) 2025 - Rádio Nova Alternativa FM 98,7 - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD