Visitas: 118422
O Ministério da Saúde anunciou uma grande mudança na política de vacinação contra a gripe. A partir de agora, a vacina contra o influenza faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos de idade. Isso significa que esses grupos poderão se vacinar contra a gripe em qualquer época do ano, e não apenas durante as campanhas sazonais.
A pediatra Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, explica que essa medida é importante porque surtos de gripe podem ocorrer a qualquer momento do ano, e não apenas durante o outono e inverno. Além disso, a vacinação contra a gripe também ajuda a prevenir o impacto de um eventual surto. Outros grupos também continuarão recebendo a vacina contra a gripe em estratégias especiais, como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências.
O Ministério da Saúde também anunciou mudanças no esquema vacinal contra a poliomielite e o rotavírus. A vacina contra a poliomielite será exclusivamente com a vacina inativada (VIP), e a vacina contra o rotavírus terá suas doses administradas em idades diferentes. Já a vacinação contra a covid-19 também continua sendo importante, especialmente para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, idosos e gestantes. Além disso, grupos especiais a partir de 5 anos também precisarão se vacinar regularmente.