Seja bem vindo ao nosso site Rádio Nova Alternativa FM 98,7 radionovaalternativagarca.com.br!

Hora Certa

A Rádio da Família!

caminhada-imagem-animada-0035

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Estatísticas

Visitas: 118423

WhatsApp (14) 99793 2195
Paulinho Drink\'s
Zetty
SIS-BS
Laura Lopes
Newsletter Blog
Saúde e Bem Estar

O fardo invisível: Mulheres e o custo do cuidado

Publicada em 08/03/2025 às 09:00hNiceana Maria

Link da Notícia:
Compartilhe
   

O fardo invisível: Mulheres e o custo do cuidado
 (Foto: Reprodução - Outras Palavras)

Em um mundo onde as mulheres ainda são as principais responsáveis pelo cuidado doméstico e familiar, uma pergunta se impõe: elas cuidam mais da saúde porque são mais responsáveis ou porque não podem "se dar o luxo" de ficarem doentes? A resposta é complexa e revela uma realidade desigualitária que afeta milhões de mulheres.

De acordo com especialistas, as mulheres são ensinadas desde cedo a suportar a dor e a priorizar o bem-estar dos outros em detrimento do próprio. Isso se reflete em uma série de estatísticas alarmantes, como o índice de divórcio 6% maior quando a mulher fica doente, enquanto o percentual não se altera quando o marido adoece. "Mulheres aguentam mais a dor, ou só não podem adoecer porque sustentam uma estrutura construída sob o abuso da sua mão de obra?", questiona uma especialista. "Elas não podem parar, pois não há um suporte confiável para assumir as responsabilidades domésticas e familiares."

Essa realidade é reforçada pela socialização que vê o cuidado como algo feminino e uma ameaça à masculinidade. Os homens, por sua vez, são menos propensos a se preocupar com a própria saúde, sabendo que haverá alguém para cuidar deles. O caso da cantora Preta Gil, que enfrentou um divórcio enquanto lutava contra um câncer, é um exemplo gritante dessa dinâmica. 

"Ele simplesmente falou: 'Tá bom, eu não vou para o show, mas também não vou ficar aqui'.  Me deixou sendo cuidada por outras mulheres, outras pessoas". Preta Gil

É preciso reconhecer e questionar esse sistema que busca adoecer as mulheres enquanto dificulta sua busca por bem-estar. 










Parceiros
LinkedinCX RádiosRadiosNet.com

Copyright (c) 2025 - Rádio Nova Alternativa FM 98,7 - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD