Seja bem vindo ao nosso site Rádio Nova Alternativa FM 98,7 radionovaalternativagarca.com.br!

Hora Certa

A Rádio da Família!

caminhada-imagem-animada-0035

No Ar
Estatísticas

Visitas: 118025

WhatsApp (14) 99793 2195
Paulinho Drink\'s
Zetty
SIS-BS
Laura Lopes
Newsletter Blog
Saúde e Bem Estar

Tuberculose mata mais de 1 milhão de pessoas ao ano

Publicada em 24/03/2025 às 08:50hNiceana Maria

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Tuberculose mata mais de 1 milhão de pessoas ao ano
 (Foto: Reuters)

Por muito tempo, a tuberculose foi considerada uma das principais causas de morte ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas tenham morrido em decorrência da doença entre os anos de 1700 e 1900. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as coisas melhoraram. No entanto, engana-se quem pensa que se trata de uma “doença do passado”.

Segundo a OMS, mais de 1 milhão de pessoas ainda morrem todos os anos por consequências da condição. Inclusive, hoje é o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”. Contextualizando…

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos também. A transmissão ocorre pelo ar, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, espalhando micro-organismos no ambiente.

Os sintomas incluem tosse persistente, febre, suores noturnos e perda de peso, podendo evoluir para complicações graves se a doença não for tratada. O diagnóstico é feito por exames de escarro, testes de imagem e laboratoriais, enquanto o tratamento envolve o uso de antibióticos. Para se prevenir, é essencial evitar a exposição prolongada a locais fechados e mal ventilados onde há casos da doença. Além disso, ambientes com boa circulação de ar e iluminação natural reduzem o risco de transmissão.

Por exemplo, os locais com a maior prevalência de tuberculose no Brasil são os presídios, onde frequentemente há superlotações e condições ruins de higiene.

Outra medida essencial para se prevenir é a vacinação com BCG, aplicada em recém-nascidos. O imunizante oferece proteção parcial, especialmente contra formas graves da doença.

Tenho tuberculose, e agora?

O tratamento é essencial para a cura e dura, no mínimo, seis meses com antibióticos específicos. Nesse caso, vale lembrar que interromper a medicação pode levar à resistência da bactéria, tornando a doença mais difícil de tratar.

Além disso, manter uma alimentação equilibrada e seguir as orientações médicas ajuda na recuperação. A boa notícia é: Com adesão correta ao tratamento, a tuberculose tem cura e o risco de transmissão desaparece completamente.










Parceiros
LinkedinCX RádiosRadiosNet.com

Copyright (c) 2025 - Rádio Nova Alternativa FM 98,7 - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD